Governo Federal anuncia Desenrola Rural para renegociar dívidas de agricultores familiares e assentados

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Ministério do Desenvolvimento Agrário deve anunciar ainda em fevereiro o Desenrola Rural, um programa voltado para a regularização das dívidas de agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

A iniciativa busca facilitar o acesso a novos créditos e promete alcançar mais de 943 mil pequenos produtores, cujos débitos somam 19 bilhões e meio de reais.

A medida vai abranger dívidas em atraso há mais de um ano, incluindo aquelas inscritas na Dívida Ativa da União e lançadas em prejuízo nos fundos constitucionais de financiamento, no Pronaf, no Crédito Fundiário e no Crédito Instalação.

O programa prevê descontos escalonados de até 96% para liquidação ou renegociação dos passivos, conforme o tipo da operação.

Atualmente, cerca de 33% dos agricultores familiares enfrentam dificuldades para obter crédito rural devido a restrições financeiras.

O ministro Paulo Teixeira destacou que o Desenrola Rural permitirá que quase um milhão de produtores voltem a acessar financiamentos, garantindo condições para reestruturar seus negócios.

A maior parte das dívidas está concentrada no Pronaf, somando quase 12 bilhões de reais.  

Aproximadamente 70% dos inadimplentes possuem passivos de até 10 mil reais, enquanto 22% devem entre 10 mil e 50 mil reais, e 9% têm débitos acima de 50 mil.

O governo pretende estabelecer critérios de descontos diferenciados de acordo com o perfil da dívida.

Os 165 mil agricultores com dívidas de quase três bilhões de reais inscritas na Dívida Ativa da União também podem aderir ao programa.

A adesão ao Desenrola Rural poderá ser feita até 31 de dezembro deste ano.