| SER família.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por: Jurandir Antônio – Voz: Michelly Caroline (Estagiária)
O Programa SER Família Mulher do Governo de Mato Grosso completou um mês de implantação neste mês de setembro, com 58 mulheres contempladas com o auxílio moradia, no valor de 600 reais por mês.
O programa tem a finalidade de dar apoio financeiro às vítimas de violência doméstica sob medida protetiva com renda de até 1/3 do salário mínimo.
O programa é gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, com o apoio da Desenvolve MT e da rede integrada de proteção à mulher.
O programa surgiu com a perspectiva de proporcionar condições de sobrevivência imediata à mulher vítima de violência doméstica, afastando o agressor e promovendo um novo espaço para a beneficiária com acesso a oportunidades e recomeço de vida digna na sociedade.
Além do auxílio moradia, a vítima pode usar o dinheiro para o pagamento de uma conta de água, de luz ou ajudar um familiar com o recurso para se manter distante do agressor.
As mulheres com medidas protetivas são encaminhadas pela Polícia Judiciária Civil para análise da Secretaria de Estado de Assistência Social, conforme diretrizes do programa SER Família Mulher.
A beneficiária também precisa fazer cursos de qualificação profissional gratuito, por meio do Programa SER Família Capacita, como condição para continuar recebendo o benefício.