Governo do Estado busca parceria com a iniciativa privada para destravar o projeto da ZPE de Cáceres.mp3 |
Um plano de negócio está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado e a iniciativa privada para atestar a viabilidade da Zona de Processamento de Exportações, a ZPE de Cáceres.
O objetivo é destravar definitivamente o projeto, que foi lançado em 1990, e é visto pela atual gestão como uma das formas de combate ao empobrecimento da região Oeste.
No trabalho, realizado em parceria com a Fiemt, Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, vai constar quais são os investidores em potencial, quais os que podem ser captados a partir da vocação econômica dos municípios do entorno e ainda o que é necessário para atraí-los.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, explica que a obra é aguardada há mais de 20 anos e até hoje, sequer a área administrativa foi concluída.
Ele estima que serão gastos mais 60 milhões de reais apenas na estrutura física, que inclui o fornecimento de água, eletricidade, captação e tratamento de esgoto e demais serviços essenciais.
“Acho que estamos próximos de resolver a questão porque com um plano de negócio concreto, a demanda de recursos públicos e privados se mostrará pequena diante das possibilidades de lucro e expansão”, afirmou César.
Já o prefeito de Cáceres, Francis Maris, garantiu que está otimista e acha que agora o projeto deslancha.