Governo do Estado anuncia a retomada dos transplantes de rim em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

A Secretaria de Estado de Saúde emitiu, nesta segunda-feira, a ordem de serviço para a retomada dos transplantes de rim em Mato Grosso pelo Hospital São Mateus, que fica em Cuiabá.

Após a ordem de serviço, o próximo passo é a realização de avaliações clínicas de pacientes e a construção da lista única de pessoas aptas para o transplante renal no Estado.

Segundo o governador Mauro Mendes, a reativação desse serviço é mais uma boa notícia para a saúde em Mato Grosso.

Já a secretária adjunta do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde, Fabiana Bardi, explicou que os transplantes só poderão ser realizados após a organização de um novo fluxo local e o cumprimento dos protocolos do Ministério da Saúde. 

De acordo com ela, a partir de agora, a equipe transplantadora dará início às avaliações clínicas dos pacientes para realização do transplante renal.

Na avaliação da secretária, num período de dois três meses será possível a realização do primeiro transplante renal no Hospital São Mateus.

Atualmente, são cerca de dois mil pacientes em tratamento nos serviços de hemodiálise em Mato Grosso.

A previsão da Central Estadual de Transplantes é de que 40% a 50% desse grupo tenha indicação para o transplante renal. 

Contudo, o número só será exato após a avaliação clínica dos pacientes e a realização do protocolo por parte da equipe transplantadora do Hospital São Mateus.