Governo do Estado acelera preparativos para a retomada dos transplantes de rins

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

O Governo de Mato Grosso vai retomar ainda este ano as cirurgias de transplante renal.

O anúncio foi feito, esta semana, pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes em sua rede social.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, vem cuidando há meses do assunto e convidou a primeira-dama para ser a madrinha da causa.

De acordo com Gilberto Figueiredo, os documentos já foram protocolados no Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde trabalha intensamente para buscar todas as liberações necessárias para reiniciar os trabalhos ainda este ano.

Sensível à causa, justamente por ser transplantada renal há quase cinco anos, a primeira-dama prontamente se colocou à disposição para auxiliar o secretário nas ações e tratativas necessárias para que o Estado comece a realizar ainda este ano os primeiros transplantes.

“Eu sei a luta que é enfrentar uma hemodiálise, passar três dias da semana conectada em uma máquina e os outros dias sofrer com enjoos, dores, mal estar e todas as reações. Já passei por isso e desde o início da nossa gestão tenho trabalhado pela retomada destas cirurgias na rede estadual de saúde”, destacou a primeira-dama.

Em Mato Grosso, há aproximadamente mil 800 pacientes fazendo hemodiálise. Os dados são de que 50% tenham indicação para o transplante renal.

Contudo, o percentual só pode ser confirmado após a avaliação da equipe da Central Estadual de Transplante da Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo o secretário Gilberto Figueiredo, a Central já iniciou um processo de acompanhamento ambulatorial que está quantificando o número de pacientes que vão fazer parte da lista de seleção para realizar a cirurgia de transplante.

Virginia Mendes reforçou também a importância de se trabalhar com ações de conscientização sobre a doação de órgãos.

No caso do transplante de rins é possível a doação em vida. Mas em outros casos não, cada situação é única, mas caso você queria ser doador converse com sua família e expresse seu desejo ainda em vida.

 

 

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.