Governo de Mato Grosso cria Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Mayke Toscano/Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

O Governo de Mato Grosso criou, nesta quinta-feira, o Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, com o objetivo de integrar ações que visam endurecer o combate à violência contra a mulher e fortalecer a rede de proteção às vítimas no Estado.

Na ocasião, o governador afirmou que tem vergonha de ver os índices de feminicídio no Estado, mas tudo que é possível fazer, o governo tem feito.

Para endurecer ainda mais o enfrentamento aos crimes contra as mulheres, o Governo de Mato Grosso também lançou algumas medidas.  

Entre elas, a implantação na grade curricular do combate à violência doméstica de forma interdisciplinar no ensino médio das escolas estaduais.

Outra medida é a publicação do Plano Estadual de Metas com estratégias de combate à violência doméstica e familiar no Estado.

Além do aumento do auxílio do programa SER Família Mulher, para 800 reais por mês: atualmente o auxílio é de 600 reais.

O valor é destinado às mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva, com objetivo de auxiliar as vítimas a deixarem o ambiente de violência.

Além das medidas anunciadas, o Governo do Estado apresentou também o balanço das ações que já são desenvolvidas em Mato Grosso para o enfrentamento à violência doméstica.

Como ampliação da Patrulha Maria da Penha de duas unidades, em 2018, para 41, em 2025.

A ampliação da Delegacia da Mulher: de sete para nove, e o lançamento dos aplicativos SOS Mulher e Botão do Pânico.