| 06 Mais de 30 mil vagas ainda estão disponíveis na rede estadual de ensino.mp3 |
Foto da manchete: Rodrigo Fonseca | Seduc-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio
A rede estadual de ensino de Mato Grosso conta ainda com mais de 30 mil vagas abertas para matrículas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio para o ano letivo de 2026.
Segundo a Seduc, Secretaria de Estado de Educação, até a última terça-feira, 272 mil 588 estudantes já estavam matriculados nas unidades da rede.
A meta da Seduc é alcançar cerca de 304 mil alunos matriculados no ensino regular até o início das aulas, marcado para o dia dois de fevereiro.
Para ampliar o número de estudantes atendidos, as escolas estaduais deram início nesta semana à convocação dos alunos que aguardam na lista de espera e seguem realizando matrículas presenciais diretamente nos balcões das secretarias escolares.
Mesmo durante o período de férias, o atendimento ao público continua ativo.
A medida tem como objetivo garantir que todos os estudantes tenham acesso à rede pública estadual de ensino antes do início do ano letivo.
Quando não há vaga disponível na escola escolhida, a orientação é que os pais ou responsáveis procurem as Diretorias Regionais de Educação.
As unidades regionais prestam apoio às famílias e auxiliam na localização de outras escolas da rede com disponibilidade de vagas.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, fez uma avaliação positiva do processo de matrículas e destacou a eficiência do sistema digital adotado pelo Governo.
O secretário reforça que este é um período decisivo para a organização do ano letivo de 2026 e orienta as famílias a procurarem as escolas o quanto antes, evitando deixar a matrícula para a última hora e garantindo a vaga dos estudantes na rede estadual.