Prefeitura de VG e Ministério da Saúde lançam Carreta da Saúde da Mulher nesta sexta-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: SMS/VG

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio  

 

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Governo Federal, inaugura, nesta sexta-feira, às oito horas da manhã, a Unidade Móvel de Atendimento Especializado - Carreta da Saúde da Mulher, do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.

A unidade móvel ficará instalada na sede da Secretaria Municipal de Saúde que fica na Avenida da FEB, bairro da Manga, onde permanecerá por 30 dias, ampliando de forma expressiva o acesso das mulheres aos exames especializados.

A Carreta da Saúde da Mulher possui consultório, ultrassom, mamógrafo digital, bisturi elétrico, pistola para biópsia, sala de acolhimento, pré-exames, pequenos procedimentos e sala de espera.

A equipe é composta por enfermeiro, técnico em enfermagem, médico ginecologista, agente do cuidado e equipe de apoio.

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, destacou o impacto social da iniciativa para a população feminina do município.

Segundo ela, a carreta representa mais acesso à saúde, mais agilidade nos exames e mais tranquilidade para milhares de famílias.

A prefeita destacou ainda que o compromisso é reduzir filas, salvar vidas e garantir que nenhuma mulher fique sem atendimento por falta de estrutura.

Para o superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso, Altir Peruzzo, a carreta terá um papel fundamental para Várzea Grande, Baixada Cuiabana e Cuiabá.

Segundo ele, o objetivo principal é reduzir as filas de espera por procedimentos de média e alta complexidade no SUS, Sistema Único de Saúde.

O serviço começa a funcionar no mesmo dia, após o ato de lançamento e atenderá mulheres que estão na fila da regulação de Várzea Grande e dos outros 10 municípios da Baixada Cuiabana. 

O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das sete horas da manhã às cinco da tarde, com uma hora de intervalo para o almoço. O atendimento será com horário agendado.