Governo de Mato Grosso coloca em campo uma grande estrutura para conter os incêndios florestais no Estado.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz:Vinícius Antônio
O Estado de Mato Grosso atua em diversas frentes para combater os incêndios florestais no Estado.
Para esta temporada está previsto o uso de 87 veículos, dois aviões e um helicóptero e mil 327 combatentes entre civis e militares, se revezando entre 350 e 400 homens por dia.
O investimento conjunto de todas as agências, incluindo órgãos da esfera estadual e federal atuantes em Mato Grosso, previsto é de oito milhões e meio de reais.
A união de esforços inclui as secretarias de Meio Ambiente, Segurança Pública, Casa Civil, Ibama, ICMBio, Ministério Público Estadual, entre outros.
Desde maio o Comitê do Fogo, órgão colegiado presidido pela Sema e secretariado pelo Corpo de Bombeiro Militar, que congrega diversos órgãos federais, estaduais e municipais e até mesmo entes privados, já está trabalhando para evitar e combater os incêndios florestais por meio de palestras educativas e planejamento de ações.
Os Bombeiros atuam em salas de situação desconcentradas em Cuiabá, Barra do Garças, Tangará da Serra, Sinop e Cáceres, com apoio dos Comandos Regionais dos municípios.
“Seguimos atuando fortemente no combate ao desmatamento e às queimadas ilegais. Estamos em um momento climático crítico no Estado. Calor muito forte e um período de estiagem ainda maior do que nos anos anteriores. Então é obrigação do Estado e também de todo mato-grossense zelar para que as queimadas não ocorram”, enfatiza a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.