Governo de Mato Grosso assina financiamento de US$ 100 mi para investimentos em educação

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O governador Mauro Mendes assinou um contrato de financiamento de 100 milhões de dólares com o BIRD, Banco Mundial, nesta quarta-feira, para investimento no projeto "Aprendizagem em Foco MT" da Seduc, Secretaria de Estado de Educação.

Também foram assinados a formalização de repasses de quase 21 milhões de reais para o término da construção de 15 creches com obras inacabadas em 13 municípios, além de 13 convênios com outros 10 municípios para construção e reforma de escolas com investimentos de 90 milhões de reais.

O objetivo do projeto Aprendizagem em Foco MT é melhorar as práticas de ensino e de aprendizagem, modernizar ainda mais os ambientes escolares, além de fortalecer a competência digital dos professores nas 648 escolas da Rede Estadual de ensino.

A iniciativa busca também potencializar um modelo educacional que não apenas integra educação e tecnologia, mas também possa assegurar que essa integração aconteça de forma equitativa e inclusiva em toda a Rede Estadual.

O governador ressaltou que a parceria com o Banco Mundial vem para reforçar as políticas educacionais já implementadas e que foram responsáveis por tirar o Estado da 22ª posição para a 8ª no Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Já o secretário de Educação, Alan Porto, destacou que 53 milhões de dólares dos cem milhões serão investidos na construção de escolas sustentáveis, outros 21 milhões serão direcionados para intervenções pedagógicas, 20 milhões de dólares para o aprimoramento da infraestrutura digital nas instituições de ensino participantes e seis milhões para a gestão e avaliação de projetos.

Porto lembrou que será um reforço considerável para os 320 mil estudantes da rede.

O secretário disse ainda que dados das plataformas digitais da Seduc mostram que 94% dos alunos estão totalmente antenados com as tecnologias em sala de aula.