Governo de Mato Grosso apresenta projeto que terceiriza administração dos presídios do Estado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio: 

 

Governo do Estado apresenta projeto eu terceiro administração dos presídios

O Governo de Mato Grosso voltou a apresentar à Assembleia Legislativa   uma proposta de terceirização da administração dos presídios do Estado.

Encaminhado na última semana, o projeto de lei autoriza a gestão dos estabelecimentos prisionais por entidades civis de direito privado sem fins lucrativos, especialmente as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados.

Essa não é a primeira vez que o tema é colocado em debate.

Em maio deste ano, o governo já havia apresentado uma proposta semelhante.

No entanto, a nova versão traz algumas alterações importantes e foi reapresentada com dispensa de pauta, o que acelera os processos de votação na Casa de Leis.

Um trecho da proposta afirma que as organizações selecionadas terão a responsabilidade de "gerenciar os regimes de cumprimento de pena, controlar a vigilância e conservar as instalações", além de apresentar relatórios mensais às autoridades competentes sobre o movimento de presos.

O projeto segue em tramitação na Assembleia Legislativa e sem prazo para ser colocado em primeira votação.