| Governador diz que BR 163 está perto de se ‘tornar estadual’.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio
Mato Grosso está mais perto de concluir o processo de compra da Concessionária Rota do Oeste, para garantir as obras de duplicação da BR-163.
A afirmação é do Governador Mauro Mendes, que disse aguardar apenas a resolução de duas questões no Tribunal de Contas da União e a formalização de um contrato de renegociação de dívidas com os bancos.
O governador destacou que desde o início da gestão, em 2019, o Estado busca uma solução para o trecho mato-grossense da BR-163.
A solução encontrada pelo Governo de Mato Grosso prevê que a MT Par, sociedade de economia mista do Estado, assuma o controle da concessão para retomar, de forma mais célere, as obras de melhorias na rodovia federal.
Como parte da proposta, o Estado buscou a negociação de dívidas junto aos bancos credores da Odebrecht. A Caixa Econômica Federal, ultimo credor que faltava, aprovou a proposta de pagamento do Governo de Mato Grosso.
De acordo com o governador, agora, um contrato deve ser assinado com todos os bancos ao longo dessa semana.
A primeira medida a ser tomada após o Estado assumir o controle da Concessionária será a contratação da primeira obra de duplicação, no trecho prioritário entre o Posto Gil e Nova Mutum.