Gabinete de Intervenção na Saúde confirma a realização de 57 mil cirurgias em Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá vai viabilizar a realização de 57 mil cirurgias no município, por meio do programa Fila Zero, do Governo de Mato Grosso.

Para os procedimentos, a Secretaria de Estado de Saúde vai repassar mais de 57 milhões de reais ao programa.

Os recursos são para procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade, conforme resolução aprovada pela CIB, Comissão Intergestores Bipartite do estado.

A interventora Danielle Carmona explicou que esse aporte financeiro vai reforçar o trabalho intenso que tem sido feito para reduzir a espera por cirurgias. 

Segundo ela, os resultados obtidos até agora são extremamente positivos. De acordo com Danielle, nos primeiros 30 dias de intervenção houve um aumento de 67% no número de cirurgias eletivas e de urgência.

A redução da fila de espera por cirurgia no município é um dos principais desafios do Gabinete de Intervenção, que assumiu a Saúde de Cuiabá com 110 mil procedimentos, autorizados pela Central de Regulação, aguardando agendamento. 

A interventora disse ainda que houve uma redução de 28% na quantidade de pacientes na fila, com a realização de mutirões no Pronto Socorro e no Hospital Municipal São Benedito; aumento nos procedimentos no Hospital Municipal de Cuiabá, além da organização do sistema de regulação, com a exclusão de pacientes que já não precisavam mais de cirurgia. 

A meta da equipe interventora é aumentar de 500 para 700 procedimentos por mês no Pronto Socorro e, para isso, as enfermarias estão sendo reformadas e outra empresa para acelerar cirurgias ginecológicas, vasculares e urológicas está em fase de contratação.