ForestFire. AMPA apoia Congresso Internacional sobre Incêndios Florestais que vai acontecer em Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Christiano Antonucci/Secom - MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A AMPA, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, é parceira do 1º ForestFire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, evento inédito no país que acontece de 16 a 18 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, com apoio do Governo do Estado, o congresso vai reunir especialistas de dez países com o objetivo de discutir soluções para o combate aos incêndios florestais, com ênfase em estratégias de prevenção, gestão integrada do fogo e proteção dos ecossistemas.

O evento vai contar com a participação de especialistas, pesquisadores, acadêmicos, bombeiros militares e civis, brigadistas florestais, gestores ambientais, produtores rurais e entidades do agronegócio, além de profissionais de diversas áreas envolvidas com o manejo, gestão e combate a incêndios florestais de todo o mundo.

De acordo com o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Flávio Glêdson Vieira, o congresso representa um marco significativo para a consolidação da cooperação internacional e o aprimoramento das estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais, cujos impactos transcendem fronteiras e comprometem a integridade de diversos biomas.

Ao apoiar o evento, a AMPA reforça seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação no campo e a preservação ambiental, pilares da cotonicultura mato-grossense.

Para a entidade, é fundamental desmistificar a ideia de que o produtor rural é responsável pelos incêndios e mostrar que o agricultor é, na verdade, um dos mais impactados e engajados na proteção do solo, dos lucros e da produção.

Segundo o presidente da AMPA, Orcival Guimarães, a cotonicultura de Mato Grosso é referência mundial em boas práticas agrícolas e responsabilidade ambiental.

Ele disse ainda que o apoio ao ForestFire é mais uma forma de mostrar que o setor está presente nas discussões relevantes para o futuro do nosso território e comprometido com o uso sustentável dos recursos naturais.

Para fazer a inscrição ou saber mais sobre a programação do evento, acesse o site www.forestfire.com.br.