| Focos de raiva bovina são identificados e pecuaristas da região de Barra do Garças terão que vacinar o rebanho.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A Acrimat, Associação dos Criadores de Mato Grosso, lançou, esta semana, em parceria com o Sindicato Rural de Barra do Garças a campanha de combate à raiva animal.
A ação acontece após a ocorrência de focos da doença terem sido detectadas nas proximidades do município, e tem por objetivo conscientizar os produtores locais a fazerem a vacinação dos rebanhos.
Os municípios de Barra do Garças, Araguaiana, Pontal do Araguaia e General Carneiro, que compõe a área de jurisdição do sindicato, serão o foco principal da campanha, onde existem aproximadamente 400 mil cabeças de gado.
“Vamos orientar e conscientizar a cadeia produtiva sobre a raiva, com a distribuição de material informativo”, explica o presidente do Sindicato Rural de Barra do Garças, Eduardo Baroni.
Segundo o Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, o animal contaminado apresenta sintomas como apatia, isolamento do restante do rebanho, agressividade, andar cambaleante, dificuldade para engolir líquidos, paralisia dos membros, entre outros.
“Essa é uma campanha de profilaxia, para que todos os produtores busquem a vacinação, se precavendo de prejuízos maiores. A doença mata o animal e também pode ser transmitida para os funcionários das fazendas”, alerta Baroni.
O principal transmissor da raiva é o morcego hematófago, que transmite o vírus pela saliva ao alimentar-se do sangue dos animais.