FISCALIZAÇÃO. Ipem-MT identifica irregularidades em 11 bombas de combustíveis durante operação na grande Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: PJC/MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Ipem, Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso, integra a Operação Especial Abastecimento Seguro, deflagrada pelo Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, em todo o país entre os dias 15 e 19 de setembro.

A ação tem como objetivo identificar e combater irregularidades em bombas de combustíveis, protegendo o consumidor e assegurando a concorrência justa no setor.

Em Mato Grosso, as equipes do Ipem já fiscalizaram nove postos de combustíveis em Cuiabá e Várzea Grande.

No total, 70 bombas foram verificadas, com 59 aprovadas e 11 reprovadas.

Durante a inspeção, também foi apreendida uma placa suspeita de fraude, que será encaminhada para análise no laboratório do Inmetro.

Caso a adulteração seja confirmada, os responsáveis poderão ser enquadrados na Lei que prevê multas de 100 mil a um milhão e meio de reais.

Além das bombas de combustíveis líquidos, a operação abrange ainda dispensers de GNV, gás natural veicular, extintores de incêndio e a oferta de ARLA 32, produto utilizado para reduzir a emissão de poluentes de veículos a diesel.

A presidente do Ipem Mato Grosso, Tatiana Ribeiro Soares, destacou que a ação é importante para garantir a proteção do consumidor.

Consumidores que desconfiarem de irregularidades durante o abastecimento podem registrar denúncia junto à Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818.