FGV: empresários ficam mais otimistas com economia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet 

Por Tâmara Freire, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os empresários brasileiros do comércio e dos serviços estão mais otimistas, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, que registrou altas nos índices de confiança de ambos os setores. O aumento foi de 2 pontos no comércio, frente ao resultado de maio, mas chegou a 7,8 na comparação trimestral, elevando o indicador para 95,9 pontos.

Para os especialistas da FGV, isso consolida uma tendência positiva, após meses de medidas mais restritivas para conter a pandemia de coronavírus. Mas ao mesmo tempo em que o aumento no ritmo de vendas melhorou a percepção do cenário atual, as expectativas pro futuro próximo voltaram a oscilar, por causa do risco de uma nova onda de contágio e das incertezas econômicas.

Eles acrescentam que a retomada mais robusta depende mesmo do avanço da vacinação e da recuperação do mercado de trabalho, que devem melhorar a confiança do consumidor. Já o Índice de Confiança dos Serviços alcançou seu melhor nível desde o início da pandemia, após subir 5,7 pontos e chegar a 93,8.

E neste caso, há otimismo também com relação aos próximos meses, atrelada à percepção de melhora no volume de serviços atual, depois de um início de ano complicado. A alta no trimestre encerrado em junho atingiu todos os segmentos, exceto o de informação e comunicação, que já tinha obtido bons resultados nos meses anteriores.

No entanto, os especialistas alertam que a consolidação do cenário depende do controle da pandemia, para que as flexibilizações das medidas restritivas sejam mantidas.

Edição: Leila dos Santos e Luiz Cláudio Ferreira

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.