| FGV aponta melhora de 18,9% após avaliação com alunos das escolas estaduais de MT.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Vinícius Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Uma pesquisa aponta que a aprendizagem dos alunos das escolas estaduais de MT melhorou 18,9% em 2022.
O indicativo é Fundação Getúlio Vargas, e foi constatado após pesquisa realizada pela FGV, em pareceria com a Seduc, Secretaria de Estado de Educação, de Mato Grosso.
Os testes foram feitos com estudantes do ensino fundamental e médio apresentaram resultados positivos em todas as séries.
Segundo o IPEA, Indicador do Processo de Ensino e Aprendizagem , que é aplicado pela FGV bimestralmente, além de uma avaliação somativa anual, a aprendizagem apresentou média de 5,10 no IPEA e crescimento global no período entre fevereiro e dezembro do ano passado de 18,9%.
As avaliações analisaram a evolução da aprendizagem por meio das provas realizadas pelos estudantes do segundo ao nono ano do ensino fundamental e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio durante 2022.
Segundo o Governo do Estado, em todas as séries, o resultado foi positivo, proporcionando um cenário ainda mais decisivo para o cumprimento das metas definidas no Programa Educação 10 Anos.
A Fundação Getúlio Vargas também finalizou, em 2022, os dados sobre a Avaliação Diagnóstica de todas as unidades de ensino e estudantes da rede estadual.