| Festival internacional abre espaço para exposição de produtos de agricultura familiar.mp3 |
Da redação - Guilherme Alves
Na semana passada, em Cáceres, aconteceu o 38vo Festival Internacional de Pesca Esportiva, que além de promover programas e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, pôde reservar um espaço especial dedicado para a comercialização e exposição de produtos de pequenos produtores, ajudando na divulgação dos mesmos.
A cidade reúne cerca de 3 mil famílias em 26 assentamentos. A cadeia do leite é o carro-chefe da produção familiar, mobilizando aproximadamente 600 mil litros de leite por dia. O município conta com mais de 250 mil cabeças de gado leiteiro, com o diferencial de melhoria genética através da seleção genética de alta qualidade.
Além do leite, o cacau tem ganhado espaço entre os produtores. A meta é atingir 4 mil mudas ainda este ano. A expansão da cafeicultura também está na mira do Governo do Estado, que pretende implantar cinco unidades demonstrativas de café colonial na cidade.
Cáceres também tem dado fomento à piscicultura. Só em 2018 foram abertos 54 tanques de peixe. A proposta da prefeitura é incentivar a cultura entre as famílias, ampliando as possibilidades de renda do agricultor.
Voz - Guilherme Alves