| Festival de Lambadão vai agitar a baixada cuiabana em abril.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Abril será o mês do lambadão! O gênero musical que nasceu na década de 1990 na Baixada Cuiabana e que conquista um apoio fundamental para o seu fortalecimento.
É que em abril acontece o Festival de Lambadão, em três fins de semana entre os dias três e 19, respectivamente.
A abertura do evento será em Cuiabá, no Colônia Show Bar nos dias três e quatro, e depois segue para Várzea Grande, no Atlântico nos dias 11 e 12, e a grande final acontece na cidade de Poconé, nos dias 18 e 19 de abril.
O festival que celebra o “Rei do Lambadão” vai premiar bandas e dançarinos com o Troféu Chico Gil e valores em dinheiro.
Levando em consideração o histórico de eventos do lambadão, o realizador do Festival, Levi Barros, que também é o presidente da Associação Mato-grossense de Cultura, avalia que esta é a maior premiação da história que o segmento já teve, com um prêmio aproximado em 20 mil reais, mais troféus.
“Vale ressaltar, que a cadeia produtiva do lambadão é altamente independente e há anos tem se fortalecido por conta de seus próprios esforços, o que desejamos com este festival é que seus agentes ganhem um impulso”, explica o organizador.
O lambadão é fruto de uma indústria fonográfica da música popular baseada em sistemas não-oficias de produção e comércio.
O lambadão surgiu em meados de 1990 na baixada cuiabana, especialmente, graças à força de pioneiros em Poconé e Rosário Oeste e rapidamente se projetou por Cuiabá e Várzea Grande.
O ritmo ganhou destaque nacional com a música "Ei amigo", de Chico Gil, cantor e compositor que recebeu o título de Rei do Lambadão.
Segundo pesquisadores, o lambadão é uma música híbrida, que resulta da fusão entre a lambada paraense, o ritmo regional rasqueado e o gênero de origem indígena, carimbó.
Para mais informações acesse a página oficial do vento no facebook.com/festivaldelambadao