Fávaro toma posse no Ministério da Agricultura e defende o combate aos crimes ambientais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio: 

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro tomou posse, na tarde desta segunda-feira, durante solenidade realizada na sede da Embrapa, em Brasília.

Ele defendeu o combate a crimes ambientais para preservar a produção agrícola do país.

O novo ministro lembrou que, sem um clima favorável, a força do agro do Brasil não seria possível.

Fávaro destacou que a agricultura e a produção de alimentos têm papel fundamental entre os desafios do presidente Lula, que é erradicar a fome no Brasil.

O ministro elogiou a Embrapa, responsável pela expansão agrícola no Brasil, e negou a possibilidade de possíveis conflitos com outros ministérios, como por exemplo a pasta do Meio Ambiente.

Ele garantiu que as pessoas se surpreenderão, porque todos estão do mesmo lado. Já que o objetivo é ter a produção agrícola mais sustentável do mundo.

O ministro reforçou que a preservação ambiental e combate aos crimes ambientais são necessários para o agronegócio, já que o Brasil se tornou símbolo de desrespeito ao meio ambiente nos últimos anos, o que prejudica o país no mercado internacional. Lembrando que além disso, as mudanças climáticas podem afetar o setor.

Na opinião de Fávaro, descuidar do combate aos crimes ambientais é “matar a nossa galinha dos ovos de ouro”.

Já o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, pediu para que a gestão do presidente Lula tenha um olhar mais sensível ao social.

Gilmar, que é mato-grossense de Diamantino, lembrou o episódio da fila dos ossinhos em Cuiabá, que ficou conhecido nacionalmente.

Para o ministro do STF, o Ministério da Agricultura precisa ter olhos mais voltados ao social e fazer com que toda a riqueza gerada com a produção de grãos chegue também àqueles que mais necessitam.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades de Mato Grosso como os senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, do deputado federal Neri Geller, a deputada federal Rosa Neide, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso Eduardo Botelho, o deputado estadual Max Russi e o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, entre outros.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.