Famato sediou nesta segunda-feira o workshop sobre modernização do seguro rural no Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Com o objetivo de tornar o seguro rural mais acessível ao produtor rural, a Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, em parceria com Frente Parlamentar da Agropecuária, Instituto Pensar Agro, Senado Federal, e a CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, realizou nesta segunda-feira, o workshop “Modernização do Seguro Rural no Brasil”.

O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, destacou que a atividade rural enfrenta diversos riscos e incertezas, como mudanças climáticas, pragas, doenças e oscilações de mercado.

Nesse contexto, o seguro rural se destaca como uma ferramenta essencial para dar suporte ao produtor, reduzindo os riscos da atividade e promovendo maior estabilidade e previsibilidade.

Vilmondes lembrou que o seguro rural não apenas protege a produção, mas também estimula o investimento no campo, fortalece a resiliência dos agricultores e contribui para a sustentabilidade da produção agropecuária.

O evento reuniu profissionais do agro, produtores, seguradoras, resseguradoras, financiadores e autoridades para discutir as propostas do Projeto de Lei de autoria da senadora Tereza Cristina, do PP de Mato Grosso do Sul, que busca tornar o seguro rural mais acessível ao produtor rural.

O senador Jayme Campos, do União Brasil de Mato Grosso, que é o relator da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, explicou que o projeto trouxe outros benefícios para a cadeia produtiva do agronegócio.

De acordo com Jayme, a proposta prevê também a cobertura dos fundos que serão definidas pelo Conselho Nacional do Seguros Privados.

Na opinião do senador, essa é uma forma de baratear e tornar o seguro mais acessível.

Jayme Campos disse ainda que por causa das recorrentes quebras de safras dos últimos anos, vamos ampliar o acesso ao crédito, consolidar mercados e garantir segurança de todos os produtores do país.

O encontro abordou ainda como deve se estruturar o mercado de Seguro Rural no Brasil.