| Famato sediou encontro que debateu o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Maíra Matos
Aconteceu, no auditório do Sistema Famato, em Cuiabá, sediou o primeiro Encontro de Produtores Rurais do Bioma Pantanal, que participam do projeto Fazenda Pantaneira Sustentável.
A iniciativa é resultado da parceria firmada entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Embrapa Pantanal e a Acrimat, Associação de Criadores de Mato Grosso.
O projeto Fazenda Pantaneira Sustentável é uma ferramenta elaborada para medir o nível de sustentabilidade presente em propriedades rurais do Bioma Pantanal.
“O projeto vai contribuir para avaliar as variáveis ambientais, econômicas e sociais das propriedades rurais, além de sugerir boas práticas de manejo que vão resultar no aperfeiçoamento da sustentabilidade da área”, explicou a gestora do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi.
A implantação do projeto Fazenda Pantaneira Sustentável é inédita e será executado em cinco anos.
Fazem parte do projeto piloto, quinze propriedades rurais localizadas nos municípios de Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger.
Para o gestor do Senar-MT, Guto Zanata, a execução do projeto é uma junção de forças.
“Nós precisávamos entender o Pantanal, a sua realidade, e a Embrapa trouxe tecnologias que já vinham sendo desenvolvidas e agora estão sendo colocadas em prática no campo e, com isso vamos conseguir replicar a todos os produtores com área no bioma Pantanal mato-grossense”, disse Zanata.