Famato encerra programação do Projeto ABC+ em Ação 2024 nesta quarta-feira, em Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Ilustração: Assessoria da Famato 

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio: 

 

Termina nesta quarta-feira, em Cuiabá, a programação de 2024 do projeto ABC+ em Ação, iniciativa que estimula a produtividade, conhecimento e sustentabilidade para a capital e Baixada Cuiabana.

O evento, que reúne um público diverso de produtores rurais, profissionais do agro, estudantes e toda a sociedade, começa às quatro horas da tarde, no salão de eventos do Sindicato Rural de Cuiabá, que fica no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.

O projeto é realizado pela Famato, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, com o apoio dos sindicatos rurais e em parceria com a Sedec, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

A parceria entre as instituições visa promover a adoção ampla e eficaz de práticas de baixa emissão de carbono, proporcionando diálogo técnico com a sociedade sobre o Plano ABC+ para posicionar as ações do estado em parceria com o setor agropecuário, além de engajar os produtores na adoção da estratégia ABC+.

Desde o mês de setembro, o projeto passou por nove municípios de Mato Grosso, promovendo, por meio de palestras e uma feira de negócios, uma agropecuária mais sustentável e resiliente para o estado.

O objetivo é alcançar o maior número possível de produtores, oferecendo informações técnicas e conhecimentos sobre as linhas de financiamento disponíveis, colaboradores rurais, empresas de insumos agropecuários, profissionais do setor agropecuário, projetistas, órgãos públicos locais e estudantes do setor agrário.

Segundo o técnico em agricultura da Famato e engenheiro agrônomo, Alex Oliveira, Mato Grosso, como um dos maiores produtores agropecuários do Brasil, desempenha um papel estratégico na implementação das tecnologias promovidas pelo ABC+, como a recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistemas agroflorestais, o uso de bioinsumos e manejo eficiente de resíduos de produção animal.