Faindi participa de quadro em programa televisivo dia 13 de julho_0.mp3 |
Da redação - Guilherme Alves
A Faculdade Intercultural Indígena da Unemat foi escolhida como tema para a participação do programa da Rede Globo chamado “Como será?”, que retrata diversos temas culturais, e nessa semana vai falar principalmente valorização e perpetuamento das línguas indígenas.
Durante a visita, a repórter Mariane Salerno e sua equipe participaram da etapa intermediária da Faindi, que é um tempo de orientação nas aldeias para os estudantes realizarem pesquisas. Segundo os professores da Faindi, Mônica Cidele da Cruz e Wellington Pedrosa Quintino, as oficinas são realizas junto às comunidades Nambikwara do Vale e do Cerrado de Comodoro com o propósito de estudar as línguas desses subgrupos com o objetivo de formar linguistas dessa etnia.
De acordo com a Unesco, os dialetos dos povos indígenas não somente se identificam com sua participação em uma comunidade, mas também carregam valores éticos ancestrais e de aspiração para a juventude. Segundo a ONU, parte dessas línguas faladas por povos indígenas continuarão a desaparecer se medidas apropriadas não forem tomadas, junto à tradição, memórias, e riqueza da diversidade.
O trabalho da faculdade será exibido ao longo do programa neste sábado dia 13, das 6 e 15 da manha até as 8 horas. Ele também será disponibilizado online através do aplicativo globo play, para ser assistido a qualquer momento após o fim do programa.
Voz: Guilherme Alves