01 Exportações do agronegócio ganham impulso com instalação do escritório da ApexBrasil em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria MAPA
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Nesta terça-feira, na sede da ApexBrasil, em Brasília, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da assinatura do Memorando de Entendimento entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e a Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso.
O acordo prevê a instalação de um escritório da ApexBrasil em Cuiabá.
O documento foi assinado pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e pelo presidente da Famato, Vilmondes Tomain, com o ministro Fávaro como testemunha.
De acordo com dados da ApexBrasil, Mato Grosso mantém há duas décadas uma balança comercial superavitária, consolidando-se como um dos maiores produtores agrícolas do país.
Em 2024, as exportações do estado somaram quase 28 bilhões de dólares, sendo soja e derivados, milho e algodão responsáveis por 83% desse total.
No mesmo período, 251 empresas mato-grossenses atuaram nas exportações.
Na ocasião, o ministro Fávaro destacou as aberturas de mercados para produtos agropecuários brasileiros, fruto do trabalho conjunto entre o Governo Federal e o setor privado.
Na avaliação do ministro, com esse novo escritório, a Apex vai fazer mais negócios. Segundo Fávaro, quem vai ganhar com isso é a população brasileira, em especial os mato-grossenses.
Por sua vez, Jorge Viana ressaltou que Mato Grosso é o estado brasileiro que mais exporta e que, por isso, é estratégico ter um escritório da Apex em Cuiabá.
Viana garantiu que até o fim do ano, o escritório estará funcionando em Mato Grosso, fazendo com que o estado receba investimentos do mundo inteiro.
Ele explicou que a Apex trabalha com atração de investimentos e na promoção dos produtos do agronegócio e de outros setores da economia mato-grossense no mercado internacional.
O ministro Fávaro reforçou que a presença da ApexBrasil em Mato Grosso ampliará as oportunidades para o estado.
Já o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, avaliou que o escritório vai contribuir diretamente para aumentar a competitividade do estado.
Na opinião de Tomain, com a Apex em Cuiabá, teremos melhores condições para discutir estratégias de exportação, atrair investimentos e gerar mais oportunidades para Mato Grosso.