Exportações do agronegócio brasileiro somaram R$ 64,5 bilhões em fevereiro. Vendas de carnes cresceram

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Em fevereiro de 2025, as exportações do agronegócio brasileiro somaram 64 bilhões e meio de reais, representando um aumento de 2,2% em relação a janeiro.

Contudo, o volume exportado ficou 2,7% abaixo do registrado no mesmo mês de 2024, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior.    

A soja foi o principal destaque, com crescimento expressivo nas exportações, impulsionado pela colheita em Mato Grosso.

O Brasil embarcou quase seis milhões e meio de toneladas de soja, um aumento de 501% em relação a janeiro, embora ainda 3% abaixo do volume do ano passado.

Os derivados de soja também tiveram incremento, com o óleo de soja apresentando um crescimento de 252%, somando 112 mil toneladas.

O farelo de soja teve alta de 8,4%, com um milhão e 700 mil toneladas exportadas.

No segmento de carnes, as exportações de carne bovina in natura cresceram 6,7% em relação a fevereiro de 2024, totalizando 190 mil toneladas.

Já as exportações de carne de frango in natura somaram 406 mil toneladas, um aumento de 8% na comparação anual.

 O México se destacou como um importante mercado, com um crescimento de 273% nas compras de carne de frango brasileira, tornando-se o sexto maior importador do produto.

Outro segmento que obteve crescimento foi a carne suína in natura, que alcançou um recorde de 101 mil toneladas em fevereiro, um aumento de 20% em relação ao ano passado.

Em contraste, o mercado de grãos apresentou resultados mistos. As exportações de milho, por exemplo, caíram 16% em relação ao ano passado, totalizando um milhão e 400 mil toneladas.

Já o café verde se destacou com aumento de 51% nas exportações, atingindo 76 mil toneladas.