Expectativa de inflação para o consumidor continua em queda

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Os consumidores brasileiros acreditam que a inflação para os próximos 12 meses vai ficar em 4,3%. A expectativa de agosto foi divulgada nesta sexta-feira(21) pela Fundação Getúlio Vargas. É a menor desde março de 2005, quando teve início a série histórica da pesquisa. Neste ano, o indicador vem em trajetória de queda; e em relação a agosto do ano passado, a redução foi de 0,8 ponto percentual.

A economista da FGV, Renata de Mello Franco, diz que apesar da pressão de alguns preços neste mês, como gasolina e energia elétrica, os consumidores continuam otimistas em relação às perspectivas de inflação para os próximos doze meses. Ela explica que o cenário de atividade econômica deprimida aliado às baixas expectativas do mercado continuam exercendo forte influência nas expectativas dos consumidores, levando a novos mínimos históricos.

Neste mês de agosto, 57,5% dos consumidores projetaram valores abaixo da meta de inflação para 2020, de 4,0%. A parcela foi a maior nos últimos seis meses. Enquanto 28,3% de consumidores projetaram acima do limite superior da meta de inflação para 2020, de 5,5%, a menor proporção nos últimos seis meses.

A pesquisa mostra que em agosto, as expectativas para a inflação nos 12 meses seguintes diminuíram em todas as faixas de renda, principalmente nas de menor poder aquisitivo.

Edição: Sâmia Mendes

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.