Evento de reabertura da Santa Casa acontece dia 23.mp3 |
Da redação: Guilherme Alves Voz: Guilherme Alves
Hoje a partir das nove e meia da manha já se considera reaberta a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o Governador Mauro Mendes, Gilberto Fiqueiredo, secretário de Estado de Saúde e outras figuras públicas participaram da solenidade.
Apesar do evento de abertura, após a reinauguração do recinto será necessário um prazo de pelo menos dois meses para cumprir os procedimentos de desinfecção para atender as normas e para que retornem os atendimentos a população.
Depois da crise financeira que fechou o hospital em março deste ano, a SES-MT decretou no dia 2 de maio a reaquisição administrativa dos bens e serviços do hospital, que precisou pagar salários atrasados dos funcionários e fazer readequações na estrutura.
Foram contratados mais 154 profissionais de enfermagem, da área administrativa, fisioterapia, nutrição, psicologia e equipe técnica para compor a grade de funcionários além dos 101 que já faziam parte da antiga gestão.
Depois da conclusão dos procedimentos, o hospital vai começar atendendo pacientes com câncer, na realização de hemodiálise, UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal, além de cirurgias no geral e pronto atendimento infantil, voltando com os outros setores conforme os prazos necessários para reabertura.
A estimativa é que em 30 dias, o hospital volte a com força total realizando cerca de 180 cirurgias por mês.