Estudo indica a possibilidade para aumento na produção de trigo no Estado

Da redação - Sapicuá Rádio News

Nesta quinta feira dia 06, a 2ª Reunião Ordinária da Câmera Técnica do Trigo abordou o estudo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária para viabilizar aumento na produção através da abertura de uma linha de crédito, tendo em vista um potencial de 100 mil hectares para plantio de trigo.

O superintendente de Política Agrícola e Crédito da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Eldo Orro, discutiu a implantação do Plano Estadual do Trigo, programa que pretende conceder incentivos fiscais tanto para as indústrias quanto para produtores, a fim de tornar o trigo Mato-grossense mais competitivo dentro e fora do estado. “O estudo que está sendo elaborado pelo Imea pode ser concluído em até 60 dias”.

Entre outros estudos, destacou-se o trabalho executado em parcerias para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de materiais genéticos, melhor época de plantio, sistema de produção com a instalação da Unidade de Observação e Unidades Demonstrativas.

Depois da Reunião, uma estimativa diz que inicialmente serão necessários 15 mil hectares para atender à demanda do moinho que será instalado no distrito industrial em Cuiabá. O moinho terá capacidade para processar diariamente 120 toneladas de trigo, mas o início das obras ainda aguarda a aprovação da prefeitura.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.