| 05 Estudantes pobres do ensino médio vão receber bolsa e poupança para permanência na escola.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
Estudantes de baixa renda que estão no ensino médio terão acesso a bolsa de permanência na escola, além de uma poupança que poderá sacar quando concluir esta etapa da educação formal.
O formato do novo programa, que está em fase final de elaboração, foi anunciado esta semana pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
O ministro explicou que a proposta está sendo construída dentro das possibilidades de recursos orçamentários que existem, tanto no MEC quanto no Ministério de Desenvolvimento Social.
Segundo Camilo Santana, as pessoas beneficiadas pelo programa precisam constar do CadÚnico, Cadastro Único, do programa Bolsa Família, e do Censo Escolar do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Segundo o ministro, cerca de 7% dos estudantes do ensino médio abandonam a escola, número que o governo pretende reverter com a medida.
De acordo com ele, quando um aluno chega no ensino médio, idade de 14 ou 15 anos, geralmente é aquela fase que, diante da dificuldade da família, ele precisa trabalhar. Então, muitas vezes, o estudante abandona a escola, ou falta demais, é reprovado, reforçou o ministro.
O objetivo da bolsa é ajudar nas despesas do dia a dia. Já a poupança poderá ser resgatada pelo aluno para projetos individuais dele, como abrir o próprio negócio ou pagar estudos em uma faculdade, enfatizou Camilo Santana.
Ainda não foram divulgados valores da bolsa e da poupança.