Estudantes da rede estadual retornam às aulas nesta segunda-feira proibidos de usarem o celular

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Seduc, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, inicia oficialmente o ano letivo de 2025 na Rede Estadual de Ensino nesta segunda-feira.

Neste ano, mais de 310 mil estudantes serão atendidos em 13 mil 621 turmas espalhadas em 627 escolas.

Segundo o secretário de Educação, Alan Porto, na primeira semana de aulas, a atenção de diretores, coordenadores pedagógicos, professores e demais profissionais da educação estará concentrada no acolhimento dos estudantes.

Porto lembrou que nas 13 Diretorias Regionais de Educação haverá muita atenção quanto a proibição do uso de celulares e outras mídias eletrônicas pelos estudantes em sala de aula, biblioteca e outros espaços de estudo.

O secretário destaca que todos os servidores lotados nas unidades escolares vão contribuir com orientação e a fiscalização, para que a regra estabelecida em lei, sancionada no dia seis de dezembro de 2024 pelo governador Mauro Mendes, não seja descumprida. 

Outra novidade para este ano está relacionada ao Novo Ensino Médio, com a proposta de tornar a formação dos alunos mais flexível, permitindo que escolham áreas de aprofundamento de acordo com seus interesses.

Essa reformulação visa alinhar o currículo às demandas do mercado de trabalho e às necessidades da sociedade, oferecendo uma educação mais personalizada.

Alan Porto acredita que este será mais um ano de avanços no ensino e na aprendizagem da rede estadual de Mato Grosso.