| Mato Grosso comprou mais de 68 mil reais em respiradores. Equipamentos chegaram da China nesta terça-feira.wav |
Vinícius Antônio
Chegaram em Mato Grosso, nesta terça-feira, 120 ventiladores mecânicos que foram adquiridos pelo Governo do Estado na China.
Os equipamentos serão utilizados no combate à pandemia do Coronavírus e custaram o montante de sete milhões e 300 mil reais.
Do total de respiradores, 100 são para Unidades de Terapia Intensiva no valor de 13 mil e 400 dólares, cada um, que correspondeu, na época da compram, a 68 mil e 400 reais.
O valor total pago pelos aparelhos foi de seis milhões e 800 mil reais.
O preço que Mato Grosso comprou chegou a ser três vezes menor do que outros Estados gastaram para adquirir equipamentos similares, conforme auditoria da Controladoria Geral do Estado.
O Estado também comprou 20 ventiladores para transporte de emergência, ao custo unitário de 25 mil e 500 reais, o que totalizou uma compra de 510 mil e 600 reais.
Além dos 120 respiradores, chegaram em Mato Grosso nesta terça-feira, 215 monitores, 40 mil macacões de proteção, 5 mil protetores faciais, 500 mil máscaras cirúrgicas, e 50 mil do tipo KN95, que serão destinados às unidades hospitalares estaduais.