| Entidades realizam ato em Cuiabá para leitura da Carta em defesa da democracia.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Seguindo a programação nacional, nesta quinta-feira, entidades sindicais e estudantis vão realizar, em Cuiabá, a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, às sete horas da noite, no auditório do colégio Liceu Cuiabano.
O evento, coordenado pelo Sintep, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Subsede de Cuiabá, será realizado nas outras capitais no mesmo dia e hora, em um movimento que teve como idealizadores professores, alunos e ex-alunos do curso a Faculdade de Direito da USP, Universidade de São Paulo.
Trata-se de um movimento da sociedade civil brasileira em defesa da realização de eleições livres e manutenção do regime democrático, frente ao frequente discurso do presidente Jair Bolsonaro contra a Justiça Eleitoral e as urnas eletrônicas, com insinuações de desrespeito ao resultado das eleições.
O diretor do Sintep Mato Grosso e presidente estadual da CUT, Central Única dos Trabalhadores, Professor Henrique Lopes, licenciado em ambas as funções, afirmou que o ato é uma importante iniciativa em defesa do estado democrático.
Sonora – Professor Henrique Lopes
Já o professor Gilson Romeu, diretor do Sintep, Subsede de Cuiabá, lembrou que a manifestação é fundamental no sentido de garantir a continuidade da democracia conquista, que custou muito caro aos brasileiros.
A manifestação tem inspiração na carta lançada em 1977 em defesa da democracia, também uma iniciativa da Faculdade de Direito da USP, que denunciava a ilegitimidade do então governo militar e o estado de exceção que o país vivia. Naquela época, a carta foi lida pelo professor Goffredo da Silva Telles Junior.