Entidades apresentam resultados dos ensaios de cultivares de soja a produtores de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Embrapa

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A Aprosmat, Associação de Produtores de Sementes de Mato Grosso, participou na última semana, de um dia de campo de Ensaios de Cultivares em Rede de Soja, realizado no campo experimental do Instituto Mato-grossense do Algodão, no município de Primavera do Leste.

Outro evento semelhante aconteceu no início desta semana, em Sorriso, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Instituto Mato-grossense do Algodão.

Na ocasião, foram demonstrados aos participantes ensaios em rede de soja, com 40 cultivares comerciais em duas épocas de semeadura.

Além da participação de associados da Aprosmat, o dia de campo contou com a parceria da Fundação Pró-Sementes, Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, e o apoio do Instituto Mato-grossense do Algodão.

 

A gerente de Pesquisas da Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl, foi a responsável pela condução do projeto neste primeiro ano de ensaios em Mato Grosso, e explicou toda a metodologia empregada nos Ensaios de Cultivares em Rede de soja.

Segundo ela, este ano estão sendo testados 40 cultivares comerciais de soja, em quatro tecnologias envolvidas. Os ensaios contemplam cinco municípios de Mato Grosso:  Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso, Sapezal e em Rondonópolis em uma área de pivô, com objetivo de avaliar as cultivares e disponibilizar os resultados aos produtores.

“A meta é orientar sobre o desempenho das cultivares e as que melhor se encaixam em suas realidades”, destacou Kassiana.

Além dos fatores de desempenho, os ensaios são realizados em duas épocas de plantio em datas diferentes em cada região, o que vai garantir, segundo Kassiana, mais dados aos produtores na hora de realizar a opção pela cultivar mais rentável.

“Além das informações, o ensaio também serve para demonstrar ao produtor que a escolha da cultivar pode representar um ganho ou perda de até 30 sacas por hectare, apenas nesta escolha”, lembrou a pesquisadora.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.