| Energia Elétrica continua liderando reclamações no Procon de Mato Grosso.mp3 |
Vinícius Antônio
Em fevereiro, o Procon Estadual realizou três mil 463 atendimentos.
O dado é uma somatória de registros do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, que teve dois mil 085 atendimentos presenciais, e da plataforma www.consumidor.gov.br, que registrou mil 378 atendimentos online.
Pelo Sindec, a área com maior número de reclamações segue sendo a de “Serviços Essenciais”, com mil 313 registros. Dentro deste número, o assunto “Energia Elétrica” foi o mais reclamado, com 752 casos.
Seguido por “Água e Esgoto”, com 297 registros; e “Telefonia Celular”, com 221 reclamações.
O principal problema relatado pelos consumidores via Sindec é a cobrança indevida/abusiva, com o total de mil 018 casos.
Ocupando a segunda posição de reclamações está a área “Assuntos Financeiros”, com 433 atendimentos.
O assunto mais reclamado foi “Cartão de crédito”, com 132 registros; seguido por “Financeiras”, com 122 casos, e “Banco Comercial”, com 93.
Já o terceiro lugar ficou com a área “Produtos”, com 175 registros, sendo 22 casos referentes a Telefone, 10 para “Eletroeletrônico Importado”, e nove para “Aquecedor / Ventilador / Ar Condicionado / Circulador de Ar”.
Na quarta posição está “Serviços Privados” com 165 reclamações.
O assunto Escola lidera o número de reclamações com 30 registros, seguida de “Estabelecimento comercial” com 19 casos, e “Agências e Operadoras de viagem” também com 19.
Saúde está no quinto lugar com 52 reclamações. Foram 22 registros para “Plano de saúde regulamentado”, oito para “Convênio de Assistência médica/odontológica” e sete para seguro saúde.