Encontro Técnico do Algodão vai debater os desafios e oportunidades para a cotonicultura

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Brasil ocupa a quinta colocação entre os maiores produtores de algodão do mundo.

Mato Grosso, que produz mais de dois terços do algodão brasileiro, é fundamental nesse cenário.

A área plantada no estado atingiu a marca estimada de quase um milhão e meio de hectares para a safra 2023/24, representando um aumento de 2,51% em relação à última estimativa.

Considerando esse aumento, o Imea, Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, prevê uma produção de algodão em caroço de mais de seis milhões de toneladas, um volume 12,08% superior ao registrado na safra anterior.

No entanto, apesar dos números positivos é fundamental que os produtores estejam atentos aos riscos climáticos e realizem um planejamento estratégico adequado para garantir o sucesso das próximas safras.

Para discutir os avanços e apresentar as melhores tomadas das decisões nas propriedades, Cuiabá vai receber o XVI Encontro Técnico do Algodão, entre os dias 31 de julho a dois de agosto, no Hotel Gran Odara.

Promovido pela Fundação Mato Grosso, Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária, o encontro será em formato híbrido, ou seja, presencial e online, conduzido por especialistas convidados e pesquisadores da Fundação.

"Cultivando o futuro" é o tema que vai nortear a programação de debates dos três dias do encontro.

As inscrições para o Encontro Técnico do Algodão estão abertas e podem ser feitas no site fundacaomt.com.br.