Encontro Técnico de Soja em Cuiabá debate Geopolítica e o futuro do agro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Assessoria Fundação MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio: 

 

Com mais de 12 milhões de hectares cultivados com soja e uma produção de quase 50 milhões de toneladas, segundo dados da Conab, o estado de Mato Grosso vivencia as interferências políticas e econômicas impostas por outros países e mercados, de forma global. 

Por isso, as discussões sobre os impactos geopolíticos sobre o setor agrícola estarão em pauta, de forma especial, no 25º Encontro Técnico de Soja, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, que começou na noite desta terça-feira, e segue até quinta, 15 de maio, na sede da FATEC/SENAI, em Cuiabá.

Na abertura do evento, foi apresentado o painel “O cenário atual e tendências globais para o agro”, com a participação do especialista  André Debastiani, além dos empresários e produtores rurais Odílio Balbinotti Filho e Marcelo Vendrame.

Na ocasião, Debastiani lembrou que justamente no momento em que o Brasil está diante de uma safra recorde, de mais de 170 milhões de toneladas, o mundo demanda soja. É também um momento em que existe uma guerra comercial em curso, o que sem dúvida alguma favorece o Brasil.

A programação da 25ª edição do Encontro Técnico é direcionada a produtores rurais, técnicos, agrônomos, pesquisadores e representantes da agroindústria.

Nesta edição do Encontro Técnico, os participantes terão acesso a uma experiência inédita: um tour virtual pelas áreas de pesquisa da Fundação Mato Grosso.
 

Com o uso de óculos de realidade virtual, o público poderá visitar os laboratórios de entomologia, nematologia, fitopatologia e biológicos.

As imagens em 360° também vão permitir que o público conheça as casas de vegetação e o experimento de rotação de culturas na soja, realizado há quase 18 safras no Centro de Aprendizado e Difusão, em Itiquira, que é referência em estudos de manejo de sistemas de produção.