Encontro em Tangará da Serra vai debater as vantagens do cultivo da pitaya.wav |
Foto da manchete: Empaer
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso, por meio da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, promove no dia quatro de março o ‘Encontro Técnico da Pitaya’.
O objetivo do evento é aproveitar a colheita para incentivar a produção e a comercialização da pitaya, com qualidade e resultados lucrativos na cadeia produtiva ofertada pela cultura.
O encontro será no Campo Experimental, em Tangará da Serra, com 180 plantas de sete materiais genéticos, sendo cinco da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e duas dos estados de São Paulo e Pará.
Programada para acontecer no período da manhã, das sete e meia às 10 horas, os produtores e interessados terão a oportunidade de participar de palestras sobre o sistema produtivo da cultura.
Serão abordados diversos assuntos como preparo de solo, sementes e mudas, espaçamento de plantio, coveamento e adubação, irrigação, plantio e sistema de sustentação, adubação de cobertura, tratos culturais, colheita, custos de produção e comercialização.
Na ocasião, será apresentado ainda alternativas de processamento da fruta em geleias, sorvetes e iogurtes como mais uma opção de fonte de renda.
O supervisor do Campo Experimental, Welington Procópio, destaca que muitos agricultores familiares estão investindo na pitaya como alternativa de renda, por isso, é importante que aproveitem a oportunidade.
Uma planta pode produzir de 20 a 70 quilos de pitaya e pode chegar a sete floradas por safra.
Hoje a fruta no mercado está sendo vendida entre 15 e 30 reais o quilo.