04 Empresários de indústrias têxteis visitam Mato Grosso para ver de perto a produção do algodão.mp3 |
Foto da manchete: DIALUM ASSESSORIA
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Ampa, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, recebeu recentemente a visita de representantes de 10 indústrias têxteis dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.
No encontro foram debatidos temas como a produção de algodão no estado, as principais demandas dos industriários, além das certificações necessárias para a venda.
Esse é o terceiro ano que os empresários vêm a Mato Grosso conhecer mais sobre a produção do algodão, o que impacta diretamente em sua atividade.
Na ocasião, os empresários visitaram fazendas em Primavera do Leste e procuraram a Ampa para ampliar o conhecimento sobre a commodity.
Segundo o diretor da Souza Lima Cotton, Bernardo Souza Lima, reafirmou a importância de realizar o Giro de Safra, que é uma oportunidade para as indústrias conhecerem as regiões produtoras.
Lima lembrou que os estados representados pelos empresários que vieram a Mato Grosso correspondem a quase 20% do processamento nacional do algodão.
O diretor executivo da Ampa, Décio Tocantins, apresentou aos industriários o panorama da produção do algodão em Mato Grosso, que atualmente exporta 75% da produção, com envio de 25% do produto para a indústria têxtil nacional.
O diretor explicou que na oportunidade a Associação mostrou aos empresários que Mato Grosso é o maior produtor nacional de algodão e tem uma produção sustentável, com total rastreabilidade.
Décio Tocantins disse ainda que apresentou aos industriários algumas ações da Ampa, entre elas as pesquisas desenvolvidas pela entidade.
Uma delas, que está em andamento, é o desenvolvimento de um algodão modificado geneticamente para 'produzir' o seu próprio inseticida e combater o Bicudo, principal praga do algodoeiro.