| Empresários afirmam que a utilização do gás natural vai diminuir custos de produção e gerar mais empregos.mp3 |
Jurandir Antônio - Da redação
Com a assinatura do contrato firme de fornecimento de gás entre Mato Grosso e Bolívia, no fim do mês passado, empresários do ramo industrial apontam que a economia com o uso do gás natural pode chegar até 50%, em relação ao uso de outros combustíveis.
Segundo os empresários, a utilização do gás pode provocar uma diminuição no valor dos custos de produção. A expectativa do setor é melhorar a competitividade, e até, expandir os negócios.
O proprietário de uma das primeiras empresas do estado a instalar o conversor para uso do gás natural, o empresário Heitor Trentin, é um entusiasta do retorno do abastecimento.
Com o retorno do gás natural, o custo da empresa dele vai reduzir em torno de 40 a 50 mil reais por mês na produção de móveis de aço.
Em comparação com a energia elétrica, o gás é ainda mais vantajoso. O empresário estima que a indústria gastaria em torno de 150 mil reais casos fosse movida exclusivamente por energia elétrica, o que tornaria o negócio inviável.
De acordo com o presidente da MT Gás, Companhia Mato-Grossense de Gás, Rafael Reis, a nova matriz econômica do gás natural vai fomentar a indústria local de modo geral, trazendo a diminuição do custo de produção, e consequentemente gerando mais empregos e renda para os mato-grossenses.
Ele ressalta que não só a indústria terá impacto direto, mas motoristas de veículos que aderirem ao conversor chamado popularmente de “kit gás” poderão, a partir desta semana, abastecer com gás natural e ter uma vantagem de cerca de 50% em relação ao etanol, e de 30% na gasolina.
Empresas interessadas na utilização do gás natural podem procurar a MT Gás ou ligar para (65) 3642-4423.