Empregos com carteira assinada no setor florestal cresceu 102% no primeiro bimestre, diz Cipem

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Levantamento realizado pelo Cipem, Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso, aponta que o saldo de empregos com carteira assinada no setor florestal do Estado cresceu 102% no primeiro bimestre deste ano.

O resultado reverte o desempenho negativo nos dois primeiros meses de 2023, quando 166 postos de trabalho foram extintos nos setores de produção e fabricação de produtos florestais.

Atualmente o setor florestal emprega 12 mil 712 pessoas com carteira assinada. 

Este estoque de empregos representa 9,8% do total de 128 mil 917 trabalhadores ocupados na indústria de transformação no Estado, segundo dados estatísticos do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para os próximos meses, a tendência é que o setor de base florestal continue contratando mão de obra, segundo o presidente do Cipem, Ednei Blasius.

Isto porque as indústrias madeireiras têm buscado o fortalecimento e expansão da produção e comercialização de seus produtos provenientes de áreas de manejo florestal sustentável, tanto no mercado nacional quanto internacional.