EMPREENDEDORISMO. Mulheres transformam babaçu em fonte de renda no Pantanal de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Programa REM MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O projeto ARPEP: Mulheres Gerando Renda com os Babaçuais, apoiado pelo Programa REM Mato Grosso, é uma iniciativa liderada por um grupo de 35 mulheres que promove o manejo sustentável do babaçu e impulsiona a cadeia produtiva local, unindo geração de renda e preservação ambiental.

O projeto é executado pela ARPEP, Associação Regional das Produtoras Extrativistas do Pantanal. 

As mulheres do projeto realizam todas as etapas da produção: coleta, manuseio, fabricação e comercialização de produtos como biscoitos, óleo, farinha e bolo de babaçu.

Anualmente, são produzidos em média 200 quilos de farinha e 150 litros de óleo, sendo o óleo amplamente utilizado em salões de beleza e reconhecido por suas propriedades hidratantes.

O Programa REM Mato Grosso investiu mais de 800 mil reais no projeto, que possibilitou a reforma de três agroindústrias que ficam nos Assentamentos Facão e Corixinha, em Cáceres, e em Margarida Alves, em Mirassol D’Oeste.

O recurso também viabilizou a aquisição de equipamentos como descascadores de babaçu e maquinários para a produção de farinha e óleo.

Foi adquirido um veículo para facilitar a comercialização dos produtos, além da instalação de placas solares para reduzir custos e impactos ambientais.

Foi realizada a criação de viveiros para produção de mudas de babaçu e mudas frutíferas como de acerola, caju e manga.

O projeto capacitou ainda as mulheres em comunicação, gestão, manejo de equipamentos e desenvolvimento de novos produtos, além de viabilizar a atualização do estatuto da Associação.

O óleo e a farinha, derivados do babaçu, contém propriedades benéficas para a saúde.

O óleo é analgésico, antiviral e fortalecedor do sistema imunológico, já a farinha tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e é rica em ferro e fibras.