Empaer orienta índios Xavante sobre o cultivo do abacaxi em aldeias de Poxoréu

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: Assessoria Empaer

Por: Jurandir Antônio Voz: Enéas Jacobina

A Comunidade Xavante de Poxoréu recebeu, na primeira semana de 2022, técnicos da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, para orientar sobre a plantação de abacaxi pérola.

Sete mil mudas foram disponibilizadas pela Prefeitura Municipal e plantadas nas aldeias indígenas de Sangradouro.

Todo trabalho é acompanhado, semanalmente, pelos técnicos da Empaer Jonathan Vasconcelos Barros e Fernando Thiago Alves de Oliveira Xavier, que ensinam técnicas de manejo, correção do solo, plantio e colheita. Toda produção será para subsistência. 

Jonathan explica que os indígenas já vêm produzindo mandioca e abóbora, mas foram orientados a diversificar com a fruticultura, a exemplo do plantio de mudas de jaca, manga e acerola. 

 “O abacaxi é mais uma cultura que estamos inserindo como opção e foi bem aceita pela comunidade. Articulamos junto à Prefeitura e indicamos um produtor de Tangará da Serra, que é referência na cultura, para auxiliar”, explicou o técnico.

O secretário de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente, José Nilton Pereira dos Santos, destaca a importância da parceria com a Empaer na assistência junto a 23 aldeias indígenas na cidade.

 “É um trabalho de excelência e toda gestão é grata pelo empenho dos técnicos. As mudas de abacaxi já foram entregues em seis aldeias e, com o fim do recesso, todas serão contempladas. Cada aldeia receberá cerca de 250 mudas”, contou o secretário. 

Para Cido, como é conhecido, o objetivo é estar colhendo abacaxi em um ano e três meses, além da produção de mudas.