Empaer desenvolve tecnologia com drones que diminui coleta de solo em comunidades tradicionais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Empaer 

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, desenvolveu uma tecnologia inovadora que promete transformar o manejo do solo na agricultura familiar.

Com o uso de drones e mapeamento digital, a nova técnica permite reduzir significativamente a necessidade de coletas físicas de solo, tornando o diagnóstico mais rápido, acessível e sustentável.

O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, destacou a importância do projeto como exemplo de democratização do acesso à tecnologia no campo.

De acordo com Suelme, essa é uma revolução silenciosa, já que levar agricultura de precisão para comunidades tradicionais é uma forma concreta de promover justiça social, inclusão produtiva e sustentabilidade.

O Presidente da Empaer afirmou ainda que é a ciência chegando onde mais importa, ou seja, na base da produção, junto ao agricultor familiar.

A pesquisa, liderada pelo pesquisador da Empaer Wininton Mendes, foi realizada na comunidade quilombola de Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento, com apoio financeiro do Programa REM Mato Grosso, que investe em práticas sustentáveis de uso da terra.

Segundo Mendes, a ação contou com um processo eficiente de levantamento e análise de dados para caracterização do solo da região.

O pesquisador explicou que a partir do novo sistema, foi possível diminuir a necessidade de coleta física, identificando áreas mais homogêneas e, com menos amostras, que viabilizaram a elaboração de mapas de fertilidade e aptidão do solo.