Empaer debate com índios Xavante de Ribeirão Cascalheira a importância do sistema agroflorestais.mp3 |
Foto da manchete: Empaer
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Cascalheira, aproveitou a entrega de mudas para explicar a importância do Sistema Agroflorestais junto a cinco comunidades de índios Xavante da região.
As mudas de banana, pequi, batata doce e ramas de mandioca foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Agricultura e vão beneficiar mil 350 indígenas.
Segundo o técnico da Empaer, Waldemiro Flores Marcolan, que assumiu recentemente a assistência técnica junto aos indígenas, o trabalho será direcionado aos Sistemas Agroflorestais em estudo.
Waldemiro explicou que a entrega das mudas visa melhorar o uso da terra, conciliando a produção florestal com a produção de alimentos, conservando o solo e diminuindo a pressão pelo uso da terra na produção agrícola.
O técnico destaca que na primeira visita pode conhecer e ver as necessidades de cada aldeia.
Ele cita que algumas estão organizadas e conseguindo ter renda com farinheiras, por exemplo. Cita a uma aldeia que está com duas toneladas de cumbaru para venda.
Para o secretário de Agricultura, Argemiro Coelho de Moraes, a parceria com a Empaer dá um norte para o trabalho e organiza toda cadeia produtiva, tanto da comunidade indígenas, quanto dos agricultores familiares da cidade.
Já o cacique Paulo Xavante também destacou a orientação que tem recebido e a importância da agrofloresta.
De acordo com o cacique, outro objetivo é criar uma horta coletiva para abastecer as escolas da região.