Embriaguez ao volante representa 33% das autuações nas blitzes da Lei Seca.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Dados do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário apontam 33,64% de autuações por embriaguez ao volante nas 26 edições da operação Lei Seca já realizadas este ano em Mato Grosso.
Segundo o diretor Executivo do Departamento Estadual de Trânsito, Detran Mato Grosso, José Eudes Santos Malhado, a operação Lei Seca, realizada por meio da integração das forças de segurança pública e trânsito, tem como missão salvar vidas.
“O fator de risco álcool e direção ainda é muito presente nas nossas operações, por isso precisamos intensificar cada dia mais as ações de fiscalização no trânsito para a segurança de todos os cidadãos”, destacou Malhado.
Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, nas 26 operações Lei Seca já realizadas este ano no Estado, foram lavrados mil 192Autos de Infração no Transito, sendo 317 pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.
E mais 84 que se recusaram a ser submetidos ao bafômetro. Além disso, 127 pessoas foram presas em flagrante por embriaguez ao volante.
Também foram realizados três mil 287 testes de alcoolemia, 348 CNH’s, Carteiras Nacional de Habilitação e 313 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo foram recolhidos, além de 630 veículos removidos.
O condutor que tiver índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido no momento do teste do bafômetro será preso, pagará multa no valor de dois mil 934 reais e terá a CNH suspensa, além de responder por crime.