05 Em um mês, Polícia Civil prendeu 484 homens por violência doméstica em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria/Polícia Civil - MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
Um total de 484 homens foram presos e 260 suspeitos foram conduzidos às delegacias durante a Operação “Shamar”, realizada pela Polícia Civil de Mato Grosso, no mês de agosto de 2025, em Cuiabá, região metropolitana e interior do Estado, visando a proteção às mulheres e vulneráveis.
Os números são referentes ao fechamento das ações policiais de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio, intensificadas entre os dias primeiro de agosto e quatro de setembro, e que mobilizou mais de mil policiais civis.
Durante os 35 dias foram realizadas diversas ações coordenadas, como visitas domiciliares, verificações de denúncias, prisões de agressores, encaminhamentos das para serviços de assistência social e saúde, cumprimentos de mandados judiciais, de medidas cautelares, retiradas de pertences pessoais, ações preventivas, entre outras.
Na operação foram realizadas mil e 100 diligências policiais, duas mil vítimas atendidas e mais de 250 denúncias de violência doméstica checadas.
Houve 366 prisões em flagrantes, 90 prisões preventivas, 23 prisões civil por pensão alimentícia, cinco prisões temporárias, bem como 19 menores apreendidos.
No mesmo período as unidades da Polícia Civil em todo estado registraram mil 695 mil boletins de ocorrências de crimes cometidos no âmbito da Lei Maria da Penha.
Além disso, instauraram mil e 400 inquéritos, requisitaram mil 352 mil medidas protetivas, concluíram 831 inquéritos com autoria identificada, e retiraram de circulação 60 armas de fogo e 295 munições.