Em um ano, TCE-MT consegue 100% de adesão ao projeto Busca Ativa Escolar

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Um ano após o lançamento da nota técnica que convocou os 141 municípios mato-grossenses à adesão ao Busca Ativa Escolar, o TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, chegou a 100% de engajamento entre as prefeituras. 

Na ocasião, o TCE, em parceria com a AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, promoveu uma reunião estratégica ampliada para sensibilizar gestores estaduais e prefeitos acerca do tema, agravado pela pandemia da Covid-19.

A plataforma, desenvolvida pelo Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, tem o objetivo de combater a evasão e o abandono escolar. 

Do fim de julho até outubro de 2021, o percentual de municípios a utilizarem a plataforma saltou de 15% para 92%, atingindo quase a totalidade.

De acordo com a consultora para Educação e Proteção da Unicef, Nayana Goes, a estratégia de ampla divulgação e regime de colaboração no estado, encabeçado pelo Tribunal de Contas, foi fundamental para o resultado positivo.

Ela lembrou que Mato Grosso tem uma complexidade quanto ao número de municípios e logística. Ainda assim, houve um arranjo de colaboração de diversos atores engajados, atuando de forma articulada.

Neste contexto, ela destacou que o trabalho parte agora para a fase de acompanhamento e capacitação, que também devem ser monitorados pelo Tribunal de Contas.

De acordo com a consultora, isso é fundamental porque o Unicef não consegue realizar o trabalho sozinho. Ela explicou que às vezes o município adere, mas não sabe dar o próximo passo, por isso é preciso o engajamento do governo, da prefeitura, de diferentes secretarias, órgãos públicos e associações.

Já o presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli, destacou que, frente ao preocupante cenário da educação no país, o TCE uniu forças a outras instituições para melhorar o sistema educacional, especialmente considerando as consequências impostas pela pandemia. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.