Em reunião com presidente do Incra, Janaina Riva defende ações para assentamentos em Mato Grosso.mp3 |
Da redação: Vinícius Antônio
A deputada estadual Janaina Riva, do MDB mato-grossense, se reuniu com o presidente do INCRA, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, coronel João Carlos de Jesus Corrêa, em Brasília.
O encontro aconteceu depois de boatos sobre o possível fechamento da unidade de Rondonópolis e a suposta suspensão de convênios para infraestrutura em assentamentos.
A emedebista reforçou o apoio do legislativo estadual e aproveitou para destacar que em situações de reintegração de posse a ‘corda sempre arrebenta do lado mais fraco’.
“Quando você fala de famílias que estão há 30, 40 anos, os que são penitenciados, são os que realmente precisam daquela terra pra sobreviver. Aquele grande fazendeiro, que de forma legal foi tomando seu espaço, vem conseguindo perfeitamente sobreviver sem esse pedaço de terra, mas o humilde não”, destacou na conversa com o dirigente do Incra.
A situação que aconteceu em Rondonópolis foi lembrada como exemplo pela parlamentar. Ela explicou que vários assentados a procuraram após ameaça de possível fechamento da unidade do Incra no município.
“Ver aquelas pessoas saindo da chácara ou do sítio delas pra chegar em Cuiabá, muitas vezes sem condições de pagar uma passagem, para ir na Assembleia, pedindo pelo amor de Deus para não fechar o Incra. Que falta de consideração com os nossos mato-grossenses, por isso eu defendo a manutenção da unidade no município”, destacou.
A deputada afiançou ao presidente do órgão, que o Incra pode contar com o apoio integral do Estado nas ações a serem desenvolvidas em Mato Grosso.
Sugeriu também, uma parceria entre o Incra, Intermat , Instituto de Terras de Mato Grosso e AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, para garantir a infraestrutura aos assentamentos.